quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Rifle Winchester Modelo 1873 - A arma que conquistou o velho Oeste




O rifle Winchester 44 é um arma de repetição fabricada pelo Winchester Repeating Arms Company, em Connecticut, e comumente foi usada nos Estados Unidos durante a última metade do Século XIX.
O rifle é popularmente chamado de "a arma que conquistou o Oeste" por sua imensa popularidade naquela época, assim como seu uso no imaginário Ocidental. O rifle original de Winchester 44, era famoso para sua forma austera e mecanismo de acionamento por alavanca que permitia ao carabineiro produzir um certo número de tiros antes de recarregar: daí o termo, "rifle de repetição". O primeiro destes rifles, o Modelo 1866, foi apelidado "Yellow Boy" (Rapaz Amarelo) por causa de seu receptor de latão. Os Modelo 1873 foram o projeto seguinte do Winchester. O 1873 era muito mais popular que os 66 por causa da estrutura de ferro (e mais tarde, aço) que permitia tornar a pontaria central mais potente com o recentemente projetado cartucho 0.44 WCF (Winchester Center Fire, também chamado .44-40). Os 1873 freqüentemente são chamados de A Arma Que Conquistou O Oeste. Em 1866 os únicos disponíveis eram os 0.44 Henry sem caçoleta. Em 1873 estavam disponíveis 0.44 WCF (.44-40), 0.38 WCF (.38-40), e 0.32 WCF (.32-20), a maioria do que era também disponível nos Potro,Remington, Smith&Wesson, Merwin & Hulbert, e outras armas. Ter um cartucho comum de pontaria central em tantas armas como rifles permitia ao proprietário carregar duas armas de fogo, usando só um tipo de munição. O original 1873 nunca mais foi oferecido no padrão militar de cartucho 0.45 da Potro; as únicas reproduções modernas são oferecidas nesse calibre. Havia um número limitado de Winchester 1873 fabricados em calibre 0.22 sem caçoleta, em que faltou o compartimento de carga no lado correto do receptor. O Winchester continuou a dominar o mercado norte-americano de rifles durante décadas com a apresentação de modelos 1876, 1886, 1892, 1894 e 1895 (que se caracterizou por inovações no acabamento, antes que a mudassem a parte tubular). Os rifles Winchester permaneceram bem populares nos EUA na Primeira Guerra Mundial e no período do entre-guerras. Em 1970, a companhia foi dividida em partes e encerrou suas atividades. A marca Winchester, entretanto, seria ainda empregada pela U.S. Repeating Arms


terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que significa o Calibre de uma Arma


O calibre de uma munição é a medida padrão do seu projétil. Hoje em dia, essa medida corresponde à bitola ou diâmetro do projétil, o qual coincide, normalmente, com o diâmetro interno da alma da arma de fogo que o utiliza.
Na maioria dos casos atuais o diâmetro é expresso em milímetros. Por exemplo, uma pistola "sete sessenta e cinco" significa que seu projétil possui um calibre 7,65 mm, e uma pistola "seis trinta e cinco" possui um projétil de 6,35 mm. Até ao final da Segunda Grande Guerra, o centímetro era usado como unidade de medida das munições de calibre superior a 70 mm.
Outra unidade utilizada para exprimir o calibre é a polegada (em munições de arma pesada) e os centésimos de polegadas (em munições de arma ligeira). Então, quando dizemos "calibre 38", estamos informando que o projétil desta munição possui 0,38 (na verdade .358 , o pescoço do estojo é que tem .379) polegadas de diâmetro ou seja, aproximadamente 9,6 mm.
O calibre do cano raiado é dado pelo diâmetro entre os baixos relevos das estrias, isto é o maior diâmetro interno desse cano. Isto é devido ao fato de que o projétil deve adentrar no cano, sendo provido o giro do mesmo, através dos altos relevos, ocorrendo com isto as impressões mecânicas, utilizadas, por exemplo, para fins de perícia forense.
Estes conceitos são válidos para a maioria das munições/armas de fogo, porém para as espingardas (armas de cano longo e alma lisa), o conceito de calibre é diferente. Para estas armas, o calibre corresponde ao número de esferas de chumbo, conseguidas, com uma libra de peso, sendo de diâmetro igual ao do diâmetro interno do cano. Por exemplo: com 453,8 gramas (1 libra) de chumbo, fazem-se esferas com o diâmetro do cano, obtendo com isto 12 esferas, no caso. Neste, então, o calibre é o 12 gauge, ou seja calibre 12.